“DEUS DANADO” rumo ao um Nordeste de DanAções Teatrais
No próximo Domingo (09) os atores da Companhia A Máscara de Teatro começam, no Recife, a turnê que pretende circular de Maio a Dezembro pelas capitais e importantes cidades do nordeste com o espetáculo “Deus Danado”. A primeira apresentação da turnê acontecera no Festival Palco Giratório organizado pelo SESC/PE. Dez cidades Nordestinas serão visitadas pela companhia, o projeto “DanAção Nordestina”, conta com o patrocínio da FUNARTE através do Prêmio Myriam Muniz de teatro, edição 2009. após Recife, o espetáculo passara pelos palcos de Martins,Natal e Mossoró (RN),Fortaleza, Crato e Guaramiranga(CE),João Pessoa, Campina Grande (PB) e Garanhuns(PE).
A escolha da primeira apresentação no Recife, vem através do convite do SESC de Pernambuco e de um desejo de reencontrar o pai desta obra,o autor João Denys. Através do blog www.ciaamascaradeteatro.blogspot.com os interessados podem acompanhar todas as passagens da companhia por todas as cidades visitadas pela turnê.
Os atores da companhia ressaltam a importância do apoio da FUNARTE para que o projeto acontecesse. “É muito bom ter parceiros nessa iniciativa de democratizar a cultura. Com o apoio da FUNARTE podemos levar arte e cultura do interior a capital" diz a atriz Luciana Duarte.
Dirigida por Marcelo Flecha e baseada no texto do potiguar João Denys, “Deus Danado” é uma peça que interpreta a tragédia tipicamente nordestina. A história de dois personagens – Teodoro e Luiz – que atravessam 13 jornadas cavando um buraco onde acreditam estar escondida uma botija com ouro, remete ao drama do sertanejo que, cercado pelas dificuldades do sertão, passa a vida inteira na esperança de uma vida melhor, ‘cavando’, todos os dias, um pouco do buraco onde acredita estar a sua felicidade.
No processo de busca pela botija os dois personagens vivem dilemas e conflitos entre si, revelando a cegueira que o desejo pelo poder pode causar. Ela gera o bicho que guiado pelo ódio e desamor não é capaz de perceber a grande virtude do ser. A seca agora não rasga a terra, mas sangra a sociabilidade do homem que já não tem esperança.
No palco os atores se revezam entre atuação e técnica. Quando os dois personagens são representados pelos atores Tony Silva e Damásio Costa, a técnica do espetáculo é comandada por Luciana Duarte e Jeyzon Leonardo. Em outros dias os papéis se invertem.
Com esse espetáculo a Cia A Máscara de Teatro já fez belas apresentações em São Luís/MA, Imperatriz/MA, Curitiba/PR e São Paulo/SP.
Em São Paulo, a apresentação aconteceu no Sesc da Avenida Paulista e arrancou críticas interessantes de jornalistas especializados em cultura, da Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, Jornal Agora e da Revista Bravo!
A COMPANHIA - A Cia A Máscara de Teatro surgiu em 1999 e é formada por atores veteranos que faziam parte de outros grupos teatrais mossoroenses. A idéia de criação da Companhia surgiu após um convite da Petrobras para que alguns dos que hoje fazem parte da Cia realizassem uma esquete educativa sobre segurança e prevenção do trabalho.
O primeiro texto montado pelo grupo foi o infantil “A viagem de um barquinho” de Sílvia Ortof.
Logo depois o grupo passou a conceber um trabalho mais clássico, tomando como base a tragédia grega de Eurípides, “Medéia”. Nesse espetáculo a direção ficou por conta do diretor Marcelo Flecha. Uma parceria que anos depois resultou na montagem de “Deus Danado”, baseado no texto do potiguar João Denys. Hoje a Cia é formada pelos atores Damásio Costa, Tony Silva, Luciana Duarte e Jeyzon Leonardo.
Paralelo aos espetáculos de repertório, a Companhia participa de espetáculos já consagrados no calendário cultural do Estado, como Chuva de Bala no País e Mossoró e Auto da Liberdade.
Serviço
Projeto: “DanAção Nordestina”
Espetáculo: Deus Danado
Texto: João Denys
Direção: Marcelo Flecha
Duração: 70 minutos
Grupo: CIA. A Máscara de Teatro – Mossoró/RN
Site: http://www.ciaamascaradeteatro.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário