DEUS DANADO
A viajem têm o patrocínio do Prêmio Myriam Muniz de Teatro da FUNARTE – edição 2009 que contempla o projeto de circulação da Cia. A Máscara por dez cidades do Nordeste.
Dirigida por Marcelo Flecha e baseada no texto do potiguar João Denys, “Deus Danado” é uma peça que interpreta a tragédia tipicamente nordestina. A história de dois personagens – Teodoro e Luiz – que atravessam 13 jornadas cavando um buraco onde acreditam estar escondida uma botija com ouro, remete ao drama do sertanejo que, cercado pelas dificuldades do sertão, passa a vida inteira na esperança de uma vida melhor, ‘cavando’, todos os dias, um pouco do buraco onde acredita estar a sua felicidade.
No processo de busca pela botija os dois personagens vivem dilemas e conflitos entre si, revelando a cegueira que o desejo pelo poder pode causar. Ela gera o bicho que guiado pelo ódio e desamor não é capaz de perceber a grande virtude do ser. A seca agora não rasga a terra, mas sangra a sociabilidade do homem que já não tem esperança.
Damásio Costa, Tony Silva; Luciana Duarte e Jeyzon Leonardo revezam-se entre atuação e técnica. Quando os dois personagens são representados por uma dupla a outra assume os comandos da técnica. Em outros dias os papéis se invertem. É uma quantidade pequena de atores, e o espaço também é limitado, diferente. Luciana Duarte ressalta: “O Prêmio Fomento foi um grande passo para a construção desse espetáculo que coloca o artista ao lado do público, respirando arte e transformando cidadãos”. Para a atriz Tony Silva“ Deus Danado é uma roda, o cotidiano do pai, do filho, da família que busca sua identidade, seu afeto, amor e riquezas...” Para o ator Jeyzon Leonardo “É uma grande celebração de atores com diferentes anos, experiências de teatro”.
Com estréia em 2007, através do Premio Fomento da Cidade de Mossoró, o espetáculo passou por importantes palcos deste País como em 2008 passando por São Paulo, a Cia A Máscara de Teatro apresentou no SESC da Avenida Paulista e arrancou críticas interessantes de jornalistas especializados em cultura, da Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, Jornal Agora e da Revista Bravo! Em 2009 participando do Festival de Teatro de Presidente Prudente/SP e do II Festival Lusófono de Teresina/PI.
A COMPANHIA - A Cia A Máscara de Teatro surgiu em 1999 e é formada por atores veteranos que faziam parte de outros grupos teatrais mossoroenses. A idéia de criação da Companhia surgiu após um convite da Petrobras para que alguns dos que hoje fazem parte da Cia realizassem um esquete educativa sobre segurança e prevenção do trabalho. O primeiro texto montado pelo grupo foi o infantil “A viagem de um barquinho” de Sílvia Ortof.Logo depois o grupo passou a conceber um trabalho mais clássico, tomando como base a tragédia grega de Eurípides, “Medéia”. Nesse espetáculo a direção ficou por conta do diretor Marcelo Flecha. Uma parceria que anos depois resultou na montagem de “Deus Danado”, baseado no texto do potiguar João Denys. Hoje a Cia é formada pelos atores Damásio Costa, Tony Silva, Luciana Duarte e Jeyzon Leonardo. Paralelo aos espetáculos de repertório, a Companhia participa de espetáculos já consagrados no calendário cultural do Estado, como Oratório de Santa Luzia, Chuva de Bala no País e Mossoró e Auto da Liberdade.
Serviço
Espetáculo: Deus Danado
Texto: João Denys
Direção: Marcelo Flecha
Duração: 70 minutos
Grupo: CIA. A Máscara de Teatro – Mossoró/RN
Agenda
Natal/RN, 27 de Novembro de 2010
Martins/RN, 03 de Dezembro de 2010
Fortaleza/CE, 14 de Dezembro de 2010
Crato/CE, 15 de Dezembro de 2010
Garanhuns/PE, 17 de Dezembro de 2010
Contatos
Nenhum comentário:
Postar um comentário